Windows 11: O novo sistema operacional da Microsoft

Windows 11: O novo sistema operacional da Microsoft

A Microsoft oficializou o lançamento do seu novo sistema operacional, o Windows 11. O sistema conta com algumas características de sistemas anteriores e o que era esperado no Windows 10x foi transferido para o novo sistema.

O sistema busca uma aproximação entre os usuários de dispositivos com função touch screen e os convencionais desktops, o que aparentemente a empresa acho o ponto certo, muito diferente da transição do Windows 7 para o Windows 8, mudança “radical” de funcionalidades e interface que trouxe muitas críticas e que acabou por ser descontinuada.

Novidades do sistema

O novo sistema apresenta uma grande quantidade de novidades, o que já era esperado para o falho lançamento do Windows 10x e mais as novidades previstas para o Windows 11. Como todo lançamento de qualquer sistema operacional, a primeira impressão se dá na interface do sistema e com o Windows 11 não foi diferente, o novo sistema traz uma interface bem trabalhada e com detalhes inéditos.

O usuário pode notar algumas mudanças antes mesmo de começar utilizar efetivamente o sistema. Durante a inicialização do sistema, um novo som é emitido apresentando também alteração no logo do Windows, continua o mesmo símbolo, porem diferente do que é apresentado no Windows 10, o que antes aparecia assimétrico, agora passa a ter simetria. O sistema possui algumas semelhanças de outros sistemas operacionais, tais como os cantos arredondados do Ubuntu (sistema Linux) e algumas semelhanças com o macOS.

O famoso menu iniciar do Windows, agora centralizado e em forma de balão, exibe para seus usuários os aplicativos mais utilizados e algumas sugestões de aplicativos da Microsoft Store que possam ser atrativos para seus clientes. Os demais programas instalados no computador pode ser acessado através de um botão “Todos os aplicativos” exibido no canto superior direito.

Menu iniciar Windows 11 (Imagem: Microsoft)

Janelas Multitarefas

As famosas janelas multitarefas muito conhecidas no Linux, integradas também no Windows 10, passa a ter mais funcionalidades e agora possui suporte para quem utiliza mais de um monitor. O novo Sistema inteligente armazena onde as janelas estavam quando os programas são reinicializados sem sumir com janelas deixadas em monitores secundários. Em caso alguma saída de vídeo parar de, o programa volta para o monitor principal. O sistema também adicionou o controle em posicionamento das janelas incluso no botão maximizar.

Aplicativos nativos do Windows 11

Com a alta de utilização de plataformas de comunicação, a Microsoft não pensou duas vezes para inserir novas opções, agora o sistema operacional consta com o Microsoft Teams como um de seus programas nativos, agora com a integração com o sistema, o usuário não precisa realizar download externo do app. O programa (Microsoft Teams) ganhou novos recursos gratuitos, facilitando o uso pessoal do aplicativo. O Aplicativo do Xbox agora é integrado ao sistema.

Widgets

Os widgets retornaram no novo sistema da Microsoft, abandonado no desde o Windows 8 a empresa reutilizou os códigos e inseriu de forma diferente o queridinhos no Windows 11.

Agora os widgets são exibidos na antiga barra de tarefas do sistema anterior, mostrando de forma inteligente e bem diferente do que era mostrado no Windows 7.

Widgets no Windows 11 (Imagem: Microsoft)

Microsoft Store

Apresentando um novo visual mais atrativo, a Microsoft Store do Windows 11 dispõe de uma grande quantidade de aplicativos exibidos de forma simples. No entanto, a empresa pretende alavancar a inserção de novos aplicativos na plataforma, passando a oferecer suporte para apps Android e integração com a AppStore da Amazon.

Loja de aplicativo da Microsoft (Imagem: Microsoft)

Distribuição do Windows 11

O lançamento do novo sistema operacional da Microsoft irá seguir a mesma tendência do lançamento do seu antecessor (Windows 10), ou seja, a distribuição do Windows 11 será em forma de atualização gratuita.

O update gratuito para o novo sistema operacional da Microsoft estará disponível para computadores compatíveis, ou seja, para os que possuem os seguinte pré-requisitos:

  • 64 GB de armazenamento interno;
  • Processador de dois núcleos (64-bit) de 1 GHz;
  • Mínimo 4 GB de RAM;
  • Tela de 9 polegadas e 1366 x 768 de resolução;
  • Gráficos compatíveis com DirectX 12.

Opinião do Editor

Claramente o novo sistema operacional da Microsoft conseguiu chamar atenção, muitas mudanças que eram cobradas a muito tempo foram adicionadas.

Para os desenvolvedores, o novo sistema se tornou bastante interessante, pois podem ampliar o mercado de venda de seus aplicativos sem custos. Apesar de tantas funcionalidades e alterações de interface, o sistema não exige muito da máquina do usuário. O sistema se apresenta bastante interessante e altamente recomendado para o uso. Particularmente, estou ansioso para utilizar o Windows 11.

Com todas as mudanças apresentadas, estamos ansiosos para realizar o upgrade para o novo sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.